domingo, 21 de outubro de 2007

O fantasma da fome


O livro acima, cuja tradução do título é “Nutrir a humanidade”, foi escrito pelo economista e engenheiro francês Bruno Parmentier, atual diretor da École Supérieure d´Agiculture d´Angers, na França.

Há muito tempo ele se dedica a pesquisar o futuro da alimentação. Depois de publicar o livro, se tornou uma celebridade.

Bruno Parmentier exibe pouco otimismo sobre o que nos espera lá na frente.

“A população deverá se estabilizar entre 9 e 10 bilhões de pessoas. Significa que acolheremos no planeta um bilhão de novos asiáticos, cerca de 800 milhões de novos africanos, 400 milhões de novos latino-americanos. Então temos de nos colocar a questão: haverá alimento para todos?”, indaga ele em entrevista concedida à jornalista Laura Greenhalgh, do Estadão.

Essa preocupação de Bruno Parmentier parece ressoar velhas teses malthusianas sobre o crescimento exponencial da população. Mas sua análise inclui novos ingredientes à ameaça da fome ao futuro do planeta, como as agressões ao meio ambiente e os modelos econômicos.

A entrevista completa de Bruno Parmentier pode ser lida aqui.

Um comentário:

Lara Elize disse...

engraçado que esse francês nem sequer sugeriu quantos novos europeus aumentariam no mundo. Será que eh porque ele acha que europeu eh merecedor do espaço mundial,enquanto que os outros não?
Não seria um provável inicio de eugenia aí?