“A Magnum é uma comunidade de idéias, que busca compartilhar qualidade humana, curiosidade acerca do que acontece no mundo, respeito com o que acontece e desejo de transcrevê-lo visualmente”.
Essas são palavras do fotógrafo Henri Cartier-Bresson, um dos criadores da mais famosa agência de fotojornalismo do mundo, em parceria com David Seymour e Robert Cappa.
A declaração de princípios de Bresson foi seguida à risca por sucessivas gerações de fotógrafos que contribuíram para manter viva a tradição da Magnum. A agência acabou de fazer 60 anos, e, para comemorar o aniversário, disponibilizou em duas galerias virtuais parte do seu desmesurado banco de imagens. A primeira pode ser vista aqui, e a segunda aqui. Uma foto para cada ano de vida da agência.
Seu time de talentosos integrantes produziu imagens que hoje pertencem ao imaginário mundial. Delas fazem parte os instantâneos de Henri Cartier-Bresson, que com sua tese do “momento decisivo” imortalizou anônimos e famosos, lugares conhecidos e rincões obscuros.
Numa das imagens, vemos a atriz Marilyn Monroe e o dramaturgo Arthur Miller. A foto, pouco conhecida, foi tirada em Reno, estado de Nevada, em 1960, pela fotógrafa Inge Morath. A legenda informa que, nessa época, o casal já estava separado, mas mesmo assim continuava trabalhando junto no roteiro do filme “Os desajustados”. A união dos dois foi considerada pela imprensa da época como o casamento da "bela" e a "fera", pois combinava o deslumbre de Marilyn com a inteligência de Arthur Miller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário