terça-feira, 26 de junho de 2007

Nova revista: online e em video

A revista eletrônica Slate, pertencente ao grupo do Washingon Post, acaba de criar um novo serviço. É a Slate V, ou a versão em vídeo de uma das mais prestigiadas publicações da internet. Uma “revista online em vídeo” é o que anunciam Andy Bowers e Bill Smee, editor e produtor. “Alguns segmentos serão familiares aos leitores habituais, e apresentarão colaboradores que vocês já conhecem há anos. Outros serão novos em folha. Eles cobrirão política, arte, ciência, business e tudo que pareça adequado para a Slate V”, escrevem Andy e Bill.

Inicialmente, o conteúdo da revista ficará a cargo dos editores. Algo diferente, portanto, da proposta do
You Tube e sua filosofia do “broadcast yourself”, ou o “transmita você mesmo”. Se a idéia da turma do You Tube era pôr em xeque o monopólio da TV tradicional, acabou por criar uma tendência que, cedo ou tarde, contaminará tudo o que se fizer daqui por diante na Internet.

Não que a Slate já não viesse explorando as diversas possibilidades oferecidas pela Internet e suas linguagens. Entrevistas em vídeo, slide-shows e tudo o que permite uma comunicação multimídia está em suas páginas há tempos. Criar uma revista em vídeo é apenas mais uma ousadia da Slate, há 11 anos no ar.

Curiosamente, alguns vídeos já disponíveis no site foram extraídos do You Tube. Mas a Slate V chegou disposta a inovar. Uma das seções chama-se “Did you see this?”, ou “Você viu isto?”, onde o leitor encontrará os melhores vídeos selecionados da internet. Palavra dos editores.

“Assim como a Slate preenche a lacuna entre a imprensa diária séria e o caos barulhento da blogosfera, queremos que a Slate V ocupe o espaço entre a CNN e o You Tube”, afirmam Andy e Bill. É esperar para ver. Literalmente.

Nenhum comentário: