quarta-feira, 18 de julho de 2007

Aterrisando num porta-aviões

A pista de 1.939 metros do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tem sido repetidamente criticada como perigosamente curta. No dia anterior, dois aviões derraparam com tempo chuvoso.

Os pilotos a chamam de porta-aviões.

É tão curta, e rodeada por bairros densamente povoados, que os pilotos são avisados para decolar e voar em círculos, caso ultrapassem os primeiros 300 metros de pista.

Por contraste, o aeroporto LaGuardia, em Nova York, tem 2.135 metros de pista que acomoda aviões similares, de acordo com a Administração de Aviação Federal dos Estados Unidos.


Trecho da matéria do correspondente Stan Lehman, da Associated Press, sobre a tragédia de ontem em São Paulo.

Muitas são as hipóteses que tentam explicar as causas do desastre com o Airbus da TAM: ausência de grooving (ranhuras que ajudam a escoar a água da pista), falha do piloto - que teria tocado o solo além do ponto permitido e tentado decolar de novo -, excesso de peso, problemas mecânicos na aeronave, acquaplanagem.


Será preciso esperar 10 meses para que o resultado das investigações seja conhecido. Mas, se for tomado como parâmetro a infra-estrutura do LaGuardia, apenas um pouco mais de pista em Congonhas poderia ter evitado uma catástrofe.

Foto: Agência Estado

Um comentário:

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel