sábado, 14 de julho de 2007

Nollywood, o cinema na África

A terceira indústria cinematográfica do planeta está... na África. Mais exatamente na Nigéria, de acordo com reportagem da revista Wired. Perde apenas para Bollywood, na Índia, e Hollywood, nos Estados Unidos. Em Nollywood, como tem sido chamado esse mercado, os cineastas produzem seus filmes em digital, editam em computadores caseiros e os vendem em VHS, DVD ou VCD. Com isso, criaram uma indústria de 250 milhões de dólares.

O que parece ser algo incompreensível para os padrões gigantescos de Hollywood se transforma em algo corriqueiro na Nigéria. Cineastas concluem filmes em prazos curtos, às vezes em até uma semana, e com baixo orçamento.

Essa indústria florescente foi alvo de dois documentários. No primeiro,
This is Nollywood, os diretores Franco Sacchi e Robert Caputo acompanharam o diretor nigeriano Bond Emeruwa durante a realização do filme Check Point. O filme foi finalizado em apenas nove dias e custou 20 mil dólares.

Já no documentário Welcome to Nollywood, o documentarista Jamie Meltzer examinou o trabalho de três famosos diretores nigerianos em ação para completar seus filmes em prazos curtos e com orçamentos restritos.

Nollywood é movimentada por um grupo de cerca de 300 diretores, que chegam a produzir 2400 filmes por ano. A maior parte dos filmes é falada em inglês, fator que permite alcançar um público multilingüe.

A temática dos filmes engloba desde preocupações que refletem as transformações culturais e políticas que têm assolado aquele pedaço da África, como a corrupção, a Aids e a prostituição, até o folclore e comédias românticas. O objetivo é mostrar uma África sem qualquer tipo de filtro.

Nesse estágio do cinema nigeriano, o foco dos produtores não está ainda na qualidade, mas na massificação. No continente, a maioria das pessoas vive com apenas 1 dólar por dia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, já tinha lido alguma coisa sobre Nollywood, mas nada que desse a dimensão que vejo aqui. Parabéns pela "pesca" na Wired. Vou repercutir no DocBlog, já que há docs na jogada. Seu blog está cada vez melhor. Abraços, Carlos

Unknown disse...

Vim pelo blog do mattos. Excelente artigo.

www.robertomaxwell.com