quarta-feira, 11 de julho de 2007

The Nation, mais uma vítima

Há algumas semanas, o site NoMínimo foi à falência. Apesar dos esforços dos seus editores, não apareceu ninguém no mundo empresarial que quisesse continuar bancando a experiência jornalística mais radical da Internet brasileira.

Porém, não é só nos tristes trópicos que editores necessitam passar o pires para continuar defendendo uma proposta jornalística alternativa. Quem acessou hoje o site da revista The Nation, umas das poucas vozes independentes na atual imprensa americana, surpreendeu-se com uma mensagem assinada por sua publisher e editora Katrina Vanden Heuvel.

Eis a mensagem:

Em alguns dias, The Nation pagará uma das maiores contas que já tivemos de enfrentar – meio milhão de dólares-, por causa de um esquema no aumento das tarifas postais projetado por lobistas do conglomerado TimeWarner. Os custos postais para mega revistas como a Time, People e Sports Illustrated, do próprio grupo TimeWarner, continuarão muito menores, ou, em alguns casos, diminuirão, enquanto publicações menores, como The Nation, serão atingidas por um enorme aumento nas tarifas.

A solução encontrada por The Nation foi apelar para as doações dos seus leitores. Quem atender à convocação de Katrina Vanden Heuvel poderá fazer doações de 50 a 500 dólares, e qualquer outro valor espontâneo acima desse limite, com débito autorizado no cartão de crédito.

Se o esquema não funcionar, o The Nation terá de reduzir o alcance de sua cobertura, o que atingirá reportagens investigativas e assuntos ignorados pela grande mídia corporativa.

O momento crítico vivido por The Nation não deixa de ser um consolo para os que lamentaram o fim do NoMínimo. Em ambos os casos, guardadas as devidas proporções, são duas situações que evidenciam uma catástrofe há muito em curso. No caso do site brasileiro, o desinteresse dos donos do dinheiro em investir numa opção inteligente. No caso americano, o poder tentacular das grandes corporações midiáticas e sua estratégia para sufocar qualquer reação crítica ao establishment nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: