quarta-feira, 4 de julho de 2007

Super mãezona

Parece ficção científica. A advogada canadense Melanie Boivin, de 35 anos (foto ao lado), doou os próprios óvulos à sua filha Flavie, de sete anos. A menina nasceu com síndrome de Turner, uma doença que provoca o malfuncionamento dos ovários, por causa da ausência de um dos cromossomos X. Devido à falha genética, Flavie poderá não ter filhos. Com o ato maternal, aumentam suas chances de ser mãe – só que do meio-irmão. E Melanie seria ao mesmo tempo avó e mãe da mesma criança.

Pela permissão concedida por Melanie, os óvulos permanecerão congelados durante 20 anos. Ela deixou claro que a questão da fertilidade a entristeceu muito, por isso doou os ovários. No fim das contas, porém, teria doado qualquer órgão, até um rim, para a filha. Uma ampla e incondicional prova de amor maternal.

Melanie não quer que a filha se sinta obrigada a utilizar os óvulos maternos, quando o momento da decisão chegar. E, se chegar, ela terá de deixar de lado a questão ética. Mais uma vez, poderá contar com o apoio da super mommy. “Se ela quiser ir adiante, a criança será como qualquer outro neto para mim”, disse Melanie. Matéria completa aqui (acesso livre, em inglês) via revista Nature.

Nenhum comentário: